Posicionamento Global Emana

Emana é um fio inteligente de poliamida desenvolvido pela Rhodia, com tecnologia de raios infravermelhos longos, que converte o calor do corpo humano em benefícios para cuidados com a pele e desempenho esportivo.

O DESAFIO

Nosso desafio foi o de criar um posicionamento global para a marca expressando toda a potencialidade que o produto carrega e que conseguisse abraçar tanto os seus benefícios para a beleza como para a performance.


SOLUÇÃO

Passar, para os diversos públicos, os significados de Emana não era das tarefas mais fáceis: era preciso falar de ciência, tecnologia e bem-estar, era preciso comunicar-se com pessoas de diferentes países, era preciso tocar diversos atores (consumidor final, trade, imprensa, etc.). Para dar conta de tudo isso, precisávamos de uma mensagem poderosa e clara e de ações que olhassem, de maneira customizada, para cada público.


RESULTADO

O resultado? Um posicionamento que foi sintetizado em uma assinatura que segue sendo usada pela marca, mesmo, 8 anos depois.


O posicionamento Ciência e bem-estar ligados pelo fio que você veste traduziu-se nas assinaturas:


SCIENCE GOES IN. BEAUTY COMES OUT

SCIENCE GOES IN. PERFORMANCE COMES OUT.


Em conjunto com a agência de publicidade, dividimos os esforços de comunicação em três áreas – institucional, massiva e atitudinal – e recomendamos guidelines precisos para cada uma delas, incluindo orientações sobre identidade visual (até mesmo com a criação de ícones proprietários da marca), tom e mensagem, mood da marca, além de do’s and dont’s.

AÇÕES

O plano incluiu, ainda, as seguintes atividades:


  • Palestras de sensibilização para o público interno;

  • Recomendação de esforços de patrocínios (atletas e eventos esportivos), eventos, assessoria de imprensa, presença digital e ponto de venda (loja conceito);

  • Sugestão de esforços junto à comunidade científica (transformação da área de P&D da Rhodia em um instituto de pesquisa, produção de conhecimento na área).


Como fecho do projeto, desenvolvemos, com nossa equipe de design, um consistente Guia de Ação da Marca, reunindo os principais aprendizados e insights de forma clara, completa e visualmente atraente. Criamos um material prático e perene, fonte de consulta sobre o histórico da marca, suas principais características e de como ela deve ser trabalhada. Algo para ficar, realmente, ao alcance da mão e para ser compartilhado com toda a equipe.


Nosso trabalho de construção do caminho estratégico da marca Emana, em parceria com a Rhodia, com certeza contribuiu muito para seu sucesso. O que nos deixa muito orgulhosos e gratificados.