NAMING MATRION

A fase do planejamento de uma nova vida é o período mais importante de todos nós, sejamos mães, pais ou filhos. Sendo assim, tivemos a missão de criar um nome para um produto essencial nessa fase.


PONTO DE PARTIDA


A Libbs Farmacêutica é uma das mais relevantes empresas de seu setor e guia-se por seu propósito: o de contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena. A TroianoBranding recebeu o desafio de criar um nome para um medicamento que entraria no momento em que a vida ainda é apenas um sonho na cabeça de uma mãe. Trata-se do L-metilfolato de glicosamina, a fórmula ativa do ácido fólico que oferece uma forma de absorção pelo metabolismo mais eficiente. Os folatos são importantes para o desenvolvimento do tubo neural do bebê. E o produto da Libbs é melhor do que o ácido fólico comum, pois tem o metabólito ativo do ácido fólico que não precisa ser metabolizado, facilitando sua ação. Nosso desafio era criar um nome para um produto que abraça esse momento tão especial da vida de uma mulher.



SOLUÇÃO


Para chegarmos à ideia, levamos em consideração 3 principais pilares:


1) as características físicas do produto, seu mecanismo de ação que permitia que o ácido fólico fosse absorvido de forma mais plena e completa pelo organismo da mãe (comparativamente ao ácido fólico comum) e assim garantisse a saúde do bebê;


2) as pesquisas que conduzimos com mulheres que planejavam engravidar e com as grávidas até 3 meses.


3) a identidade verbal que construímos para a marca, traçando sua personalidade que girava em torno do: carinho de mãe combinado com a eficácia pela absorção imediata do ácido fólico.


RESULTADO


O nome a que chegamos foi MATRION. A criação para esse nome veio de 2 elementos principais, um bastante emocional, ligado ao afeto da mãe e filho, e o outro mais objetivo, ligado ao mecanismo de ação do medicamento.


MATRI foi inspirada na maternidade. E nada mais representativo desse momento do que a lenda russa da Matrioska, em que o carpinteiro Sergei cria uma boneca de madeira, que por sua vez pedia uma filha, porque se sentia sozinha. O restante da história e o poder multiplicador da alma materna vocês já conhecem. Já o sufixo ON (de MatriON) remete à ativação do ácido fólico, ao "start" do organismo da mãe se preparando para a chegada de um bebê saudável. A junção de MATRI + ON nos levou a MATRION. Um nome com afeto e eficácia ativados.

Trouxemos um nome que rompe com o padrão mais duro de seus concorrentes, que se limitam a trazer a ideia da molécula. MATRION entende a mulher e a importância de ela se cuidar para cuidar do bebê que virá.