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Case: Lojacorr

O trabalho de repensar as manifestações verbais e visuais de uma marca sempre é desafiador. Leva muitas horas, dedicação, investigação, e inspiração. E foi com esse mesmo intuito, de abrir portas para o novo, para um novo momento da marca, que começamos nosso trabalho com a Lojacorr.


PONTO DE PARTIDA


A Lojacorr, ao longo dos anos, foi desenvolvendo seu lado digital, conectando corretoras e seguradoras por meio de sua plataforma, oferecendo acesso a um amplo portfólio de soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Mas a empresa queria algo a mais, algo que representasse não só o seu novo lado high-tech, digital, mas também o lado humano que tanto falamos aqui na TroianoBranding, o lado que preservasse o espírito de comunidade e cooperação high-touch entre seguradoras e corretoras, e entre corretoras e seus segurados.


Afinal, a Lojacorr sempre foi próxima das pessoas. Sendo assim, nosso desafio era deixar claro, em todas as manifestações da marca, que o sentido de conexão, comunidade, cooperação se manteria, mesmo com todos os avanços tecnológicos da empresa. E ainda mais, sendo uma empresa mais tradicional no mercado, tivemos a responsabilidade de transformá-la em algo que inspirasse proximidade e que conversasse com todos os públicos. Fazendo isso, lógico, de uma forma que respeitasse o passado da empresa e tudo que já havia sido feito na construção da marca Lojacorr, que hoje ocupa um espaço de “selo de referência” no nosso país.




O PROJETO


Nosso projeto partiu de um robusto diagnóstico, com muitos pontos de contato e investigações internas e externas, para desenvolver 6 entregas principais: plataforma da marca, manifesto, posicionamento, identidade visual, tom de voz, narrativas e arquitetura de marca.


Começamos estudando o diagnóstico para chegar nas próximas entregas construídas pela nossa metodologia proprietária, a Árvore de Valor, dividida em 3 etapas principais: Raízes, Tronco e Folhas.


Primeiro, começamos pelas Raízes: target, atributos, benefícios e personalidade da Lojacorr, que juntos formam a plataforma da marca.


Os targets da Lojacorr são corretores de seguros em diferentes níveis de carreira e consumidores finais que têm a intenção de comprar seguros ou que já têm seguros.


Os atributos são: fi.gi.tal, por ser uma empresa que valoriza tanto o lado digital como o humano; backoffice, por oferecer uma rede de suporte administrativo que otimiza o dia a dia de trabalho dos corretores; e acesso, por oferecer parcerias com outras seguradoras que ajudam os corretores a terem mais vantagem competitiva.



E com esses atributos, a Lojacorr é capaz de entregar os seguintes benefícios aos seus públicos: a mentoria que a empresa disponibiliza para os corretores conseguirem focar no ponto central de seu trabalho, que é a venda de seguros; o senso de comunidade que a empresa cria, onde profissionais do mercado podem trocar ideias e experiências para melhorar nos seus cargos; e uma evolução constante dos corretores graças aos treinamentos e conteúdos que a Lojacorr disponibiliza nas suas plataformas.


Finalmente, também a partir do nosso diagnóstico, conseguimos compreender os traços de personalidade da marca: ética, inovadora, humana e mentora.


Após as Raízes na Árvore de Valor, subimos para o Tronco, onde chegou-se a um manifesto e posicionamento que representassem os valores da Lojacorr e sua visão para o futuro.



IDENTIDADE VISUAL E VERBAL DA MARCA


Inspirados pelo diagnóstico, plataforma e posicionamento da marca, seguimos para as Folhas na Árvore de Valor, começando pela identidade visual. Talvez, esse tenha sido o maior desafio para nós durante todo esse processo. Tivemos que transformar o logo, a identidade visual, em algo que representasse o momento da empresa, sem perder a essência central do negócio. Sendo assim, chegamos ao resultado do uso de um laço, que representa o “L” de Lojacorr. Um laço fluido que conecta pessoas e empresas e que rege um propósito infinito de realmente fortalecer os corretores de seguros e todo o ecossistema de seguros.



Junto com esse logo, também atualizamos a tipografia, abandonando as serifas, garantindo mais atualidade para a manifestação visual da marca. Em conjunto com isso, chegamos à conclusão de que, por toda sua história e força no segmento, o nome Lojacorr deveria ser mantido. A cor também foi mudada para um vermelho mais “vivo” (menos vinho) e a entrada de uma cor auxiliar, o azul, sempre com a preocupação de manutenção da já reconhecida seriedade da empresa.


“O laço foi trazido para apoiar. Um laço sem nó, que traz movimento e que proporciona a representatividade do ‘L’ de Lojacorr. Para corroborar com o símbolo, foi inserida assinatura complementar: ‘Seguro é estar com a gente’. A união do símbolo e promessa representam e fortalecem tudo aquilo que foi construído na fundação e em que a empresa acredita até hoje, juntamente com o novo momento de evolução da Lojacorr”.
Ana Clara Murat, Coordenadora de Branding da Lojacorr


A partir da manifestação visual da marca, partimos para a parte verbal – tons de voz e narrativas. Para os tons de voz da Lojacorr, chegamos às seguintes palavras representativas, que também ilustram a vontade da empresa de manter seu lado humano, junto com toda a digitalização de seus processos: próximo, confiante, e simples. E, para alinhar ainda mais a comunicação da empresa, redigimos narrativas para cada target, que direcionam caminhos estratégicos e servem como base para as comunicações da Lojacorr com seus pontos de contato.



No final do projeto, realizamos uma revisão da arquitetura de marca da Lojacorr, de cada uma das marcas do grupo, em diferentes níveis. Achou-se importante criar uma arquitetura monolítica, em que a marca mãe e sua nova identidade visual é atrelada a praticamente todas as outras marcas do ecossistema.


RESULTADO


O momento de transição e rebranding da Lojacorr foi muito engajante e contou com a ajuda de muitos colaboradores e mentes pensantes. Pronta para se destacar ainda mais no mercado, a Lojacorr segue na sua missão de criar uma comunidade de seguradoras e corretoras, e de valorizar o papel dos corretores em toda essa rede.


“Foi um trabalho intenso, com muito estudo e investigação, ajuste técnico, argumentações e análises minuciosas sobre nossa marca, história, posicionamento e essência”.
Dirceu Tiegs, CEO


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