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Case Cobasi

A Cobasi é a marca pioneira que liderou a construção do mercado de varejo pet como o conhecemos no Brasil!


A primeira loja inaugurada em 1985, nasceu como uma loja agropecuária. E num movimento inédito no país, seus fundadores resolveram abrir mão de produtos como cercas, sementes e trazer o conceito de loja pet que havia surgido nos EUA há pouco tempo. Atualmente com mais de 130 lojas, sua principal transação é a de afeto! É um lugar que proporciona encontros: de colaboradores, de clientes, de pets.


Nosso desafio com um cliente tão especial foi o de escavar o Propósito da Cobasi e, a partir dessa verdade, criar um posicionamento que traduzisse sua proposta de valor.



PONTO DE PARTIDA


Com a nossa metodologia proprietária para revelar o Propósito de organizações, a Rota do Soul, mergulhamos fundo no universo da marca e de seus consumidores.

Inspirada pela definição de Propósito formulada há 2300 anos pelo filósofo Aristóteles, que disse que “Onde nossos autênticos talentos se cruzam com as necessidades do mundo, aí está nosso Propósito”, a metodologia possui 3 etapas.



Etapa SOU - Quem eu sou.


Nossa imersão com gestores, funcionários e consumidores levou a um profundo diagnóstico de marca, nele descobrimos os caminhos já percorridos pela Cobasi, Um passo a passo que trouxe a marca até onde ela está e formou a identidade de quem ela é. A partir desse amplo diagnóstico de marca, revelamos os talentos Cobasi, aquilo que a torna única.


Etapa SOUL - Qual minha alma.


Dessa vez, com a ajuda de nossos energizadores, pessoas que não entendem nada do mercado pet ou de branding, mas que entendem muito de gente, realizamos um workshop para discutir quais necessidades da sociedade a Cobasi poderia suprir com seus talentos.


REVELAÇÃO DO PROPÓSITO


Finalmente o momento de apresentar o Propósito que articulamos a partir dos talentos e necessidades. Uma ideia que sempre esteve pairando na mente de seus fundadores e no dia a dia de seus colaboradores e clientes.


A Cobasi traz a possibilidade de nos reconectar com nosso lado essencial mais “primitivo”. De quem verdadeiramente somos. É uma mudança de estado.


Entramos ansiosos, saímos calmos.

Entramos com pressa, esquecemos do tempo.

Entramos dispersos, ficamos atentos.


Encontramos um lugar onde somos trazidos para a consciência daquilo que realmente importa. As relações, a troca de afeto, a simples contemplação dos sentidos. Um convite para apreciar as coisas básicas da vida.


Assim, a grande vocação da Cobasi é

INSPIRAR AS PESSOAS A SE RECONECTAR COM SUA MELHOR NATUREZA.


Etapa SOL - como espalhar essa energia do Propósito


É o momento em que o Propósito ilumina todas as manifestações da marca e ganha vida! Assim, traduzimos a essência da marca num tagline que conecta de forma mais emocional a Cobasi com seus verdadeiros consumidores:

Essencial para a vida.


E para selar essa nova fase, inspirados por este conceito de olhar para o básico e de simplificação das relações e da vida, resenhamos seu logo, deixando apenas aquilo que era essencial para seu reconhecimento. A campanha publicitária preservou a assinatura que criamos e trouxe o tema Vida traz vida, feita pela Artplan, que é quem assina as peças.



O resultado desse desafio, foi uma viagem completa pelo Universo da marca, que desvendou seus talentos, forças, fraquezas, escavou seu Propósito e desenvolveu um Posicionamento que guiará as ações e comunicação da marca a partir de agora.



DEPOIMENTO


O trabalho do PROPÓSITO na Cobasi foi realizado com muita excelência e cuidado, escavar a história da empresa foi reviver memórias únicas da nossa trajetória, foi trazer a nossa essência para reflexão, a TroianoBranding conseguiu com muita sensibilidade fazer uma síntese assertiva da cultura da empresa, desde os sócios fundadores, clientes e colaboradores, com certeza um trabalho que ecoa além do término, muito feliz de fazer parte desse momento, foi lindo.


(Fabiana Guimarães Rosa – Diretora de Educação Corporativa )


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