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Case Cobasi

A Cobasi é a marca pioneira que liderou a construção do mercado de varejo pet como o conhecemos no Brasil!


A primeira loja inaugurada em 1985, nasceu como uma loja agropecuĆ”ria. E num movimento inĆ©dito no paĆ­s, seus fundadores resolveram abrir mĆ£o de produtos como cercas, sementes e trazer o conceito de loja pet que havia surgido nos EUA hĆ” pouco tempo. Atualmente com mais de 130 lojas, sua principal transação Ć© a de afeto! Ɖ um lugar que proporciona encontros: de colaboradores, de clientes, de pets.


Nosso desafio com um cliente tão especial foi o de escavar o Propósito da Cobasi e, a partir dessa verdade, criar um posicionamento que traduzisse sua proposta de valor.



PONTO DE PARTIDA


Com a nossa metodologia proprietÔria para revelar o Propósito de organizações, a Rota do Soul, mergulhamos fundo no universo da marca e de seus consumidores.

Inspirada pela definição de Propósito formulada hĆ” 2300 anos pelo filósofo Aristóteles, que disse que ā€œOnde nossos autĆŖnticos talentos se cruzam com as necessidades do mundo, aĆ­ estĆ” nosso Propósitoā€, a metodologia possui 3 etapas.



Etapa SOU - Quem eu sou.


Nossa imersão com gestores, funcionÔrios e consumidores levou a um profundo diagnóstico de marca, nele descobrimos os caminhos jÔ percorridos pela Cobasi, Um passo a passo que trouxe a marca até onde ela estÔ e formou a identidade de quem ela é. A partir desse amplo diagnóstico de marca, revelamos os talentos Cobasi, aquilo que a torna única.


Etapa SOUL - Qual minha alma.


Dessa vez, com a ajuda de nossos energizadores, pessoas que não entendem nada do mercado pet ou de branding, mas que entendem muito de gente, realizamos um workshop para discutir quais necessidades da sociedade a Cobasi poderia suprir com seus talentos.


REVELAƇƃO DO PROPƓSITO


Finalmente o momento de apresentar o Propósito que articulamos a partir dos talentos e necessidades. Uma ideia que sempre esteve pairando na mente de seus fundadores e no dia a dia de seus colaboradores e clientes.


A Cobasi traz a possibilidade de nos reconectar com nosso lado essencial mais ā€œprimitivoā€. De quem verdadeiramente somos. Ɖ uma mudanƧa de estado.


Entramos ansiosos, saĆ­mos calmos.

Entramos com pressa, esquecemos do tempo.

Entramos dispersos, ficamos atentos.


Encontramos um lugar onde somos trazidos para a consciência daquilo que realmente importa. As relações, a troca de afeto, a simples contemplação dos sentidos. Um convite para apreciar as coisas bÔsicas da vida.


Assim, a grande vocação da Cobasi é

INSPIRAR AS PESSOAS A SE RECONECTAR COM SUA MELHOR NATUREZA.


Etapa SOL - como espalhar essa energia do Propósito


Ɖ o momento em que o Propósito ilumina todas as manifestaƧƵes da marca e ganha vida! Assim, traduzimos a essĆŖncia da marca num tagline que conecta de forma mais emocional a Cobasi com seus verdadeiros consumidores:

Essencial para a vida.


E para selar essa nova fase, inspirados por este conceito de olhar para o bÔsico e de simplificação das relações e da vida, resenhamos seu logo, deixando apenas aquilo que era essencial para seu reconhecimento. A campanha publicitÔria preservou a assinatura que criamos e trouxe o tema Vida traz vida, feita pela Artplan, que é quem assina as peças.



O resultado desse desafio, foi uma viagem completa pelo Universo da marca, que desvendou seus talentos, forças, fraquezas, escavou seu Propósito e desenvolveu um Posicionamento que guiarÔ as ações e comunicação da marca a partir de agora.



DEPOIMENTO


O trabalho do PROPƓSITO na Cobasi foi realizado com muita excelĆŖncia e cuidado, escavar a história da empresa foi reviver memórias Ćŗnicas da nossa trajetória, foi trazer a nossa essĆŖncia para reflexĆ£o, a TroianoBranding conseguiu com muita sensibilidade fazer uma sĆ­ntese assertiva da cultura da empresa, desde os sócios fundadores, clientes e colaboradores, com certeza um trabalho que ecoa alĆ©m do tĆ©rmino, muito feliz de fazer parte desse momento, foi lindo.


(Fabiana GuimarĆ£es Rosa – Diretora de Educação Corporativa )


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