Case Cobasi
A Cobasi é a marca pioneira que liderou a construção do mercado de varejo pet como o conhecemos no Brasil!
A primeira loja inaugurada em 1985, nasceu como uma loja agropecuĆ”ria. E num movimento inĆ©dito no paĆs, seus fundadores resolveram abrir mĆ£o de produtos como cercas, sementes e trazer o conceito de loja pet que havia surgido nos EUA hĆ” pouco tempo. Atualmente com mais de 130 lojas, sua principal transação Ć© a de afeto! Ć um lugar que proporciona encontros: de colaboradores, de clientes, de pets.
Nosso desafio com um cliente tão especial foi o de escavar o Propósito da Cobasi e, a partir dessa verdade, criar um posicionamento que traduzisse sua proposta de valor.

PONTO DE PARTIDA
Com a nossa metodologia proprietÔria para revelar o Propósito de organizações, a Rota do Soul, mergulhamos fundo no universo da marca e de seus consumidores.
Inspirada pela definição de Propósito formulada hĆ” 2300 anos pelo filósofo Aristóteles, que disse que āOnde nossos autĆŖnticos talentos se cruzam com as necessidades do mundo, aĆ estĆ” nosso Propósitoā, a metodologia possui 3 etapas.

Etapa SOU - Quem eu sou.
Nossa imersão com gestores, funcionÔrios e consumidores levou a um profundo diagnóstico de marca, nele descobrimos os caminhos jÔ percorridos pela Cobasi, Um passo a passo que trouxe a marca até onde ela estÔ e formou a identidade de quem ela é. A partir desse amplo diagnóstico de marca, revelamos os talentos Cobasi, aquilo que a torna única.
Etapa SOUL - Qual minha alma.
Dessa vez, com a ajuda de nossos energizadores, pessoas que não entendem nada do mercado pet ou de branding, mas que entendem muito de gente, realizamos um workshop para discutir quais necessidades da sociedade a Cobasi poderia suprir com seus talentos.
REVELAĆĆO DO PROPĆSITO
Finalmente o momento de apresentar o Propósito que articulamos a partir dos talentos e necessidades. Uma ideia que sempre esteve pairando na mente de seus fundadores e no dia a dia de seus colaboradores e clientes.
A Cobasi traz a possibilidade de nos reconectar com nosso lado essencial mais āprimitivoā. De quem verdadeiramente somos. Ć uma mudanƧa de estado.
Entramos ansiosos, saĆmos calmos.
Entramos com pressa, esquecemos do tempo.
Entramos dispersos, ficamos atentos.
Encontramos um lugar onde somos trazidos para a consciência daquilo que realmente importa. As relações, a troca de afeto, a simples contemplação dos sentidos. Um convite para apreciar as coisas bÔsicas da vida.
Assim, a grande vocação da Cobasi é
INSPIRAR AS PESSOAS A SE RECONECTAR COM SUA MELHOR NATUREZA.
Etapa SOL - como espalhar essa energia do Propósito
à o momento em que o Propósito ilumina todas as manifestações da marca e ganha vida! Assim, traduzimos a essência da marca num tagline que conecta de forma mais emocional a Cobasi com seus verdadeiros consumidores:
Essencial para a vida.
E para selar essa nova fase, inspirados por este conceito de olhar para o bÔsico e de simplificação das relações e da vida, resenhamos seu logo, deixando apenas aquilo que era essencial para seu reconhecimento. A campanha publicitÔria preservou a assinatura que criamos e trouxe o tema Vida traz vida, feita pela Artplan, que é quem assina as peças.

O resultado desse desafio, foi uma viagem completa pelo Universo da marca, que desvendou seus talentos, forças, fraquezas, escavou seu Propósito e desenvolveu um Posicionamento que guiarÔ as ações e comunicação da marca a partir de agora.
DEPOIMENTO
O trabalho do PROPĆSITO na Cobasi foi realizado com muita excelĆŖncia e cuidado, escavar a história da empresa foi reviver memórias Ćŗnicas da nossa trajetória, foi trazer a nossa essĆŖncia para reflexĆ£o, a TroianoBranding conseguiu com muita sensibilidade fazer uma sĆntese assertiva da cultura da empresa, desde os sócios fundadores, clientes e colaboradores, com certeza um trabalho que ecoa alĆ©m do tĆ©rmino, muito feliz de fazer parte desse momento, foi lindo.
(Fabiana GuimarĆ£es Rosa ā Diretora de Educação Corporativa )