Palavras e conceitos do mundo das Marcas.
GLOSSÁRIO
DE BRANDING
ARQUITETURA
DE MARCAS
É um sistema de relacionamento entre os elementos de identificação das marcas de uma empresa com o mercado, e entre si.
ACCOUNTABILITY
Conceito ligado à ideia de impacto nos resultados de uma empresa ou setor dela. Entendemos Accountability como um compromisso da empresa na avaliação dos resultados de suas ações ou investimentos
BRAND MANAGER
Profissional designado em uma organização para gerenciar o conjunto de planos e ações referentes a uma determinada marca e seus produtos. Normalmente, alguém pertencente à área de marketing das empresas, porém cada vez mais aberto à participação de profissionais de outras áreas também.
BOTTOM LINE
Expressão utilizada para denominar os resultados de uma empresa. Podem ser econômicos, sociais ou ambientais.
CONSUMER CLUSTERS
Grupos ou segmentos de consumidores que demonstram ter homogeneidade, seja em relação às suas atitudes ou opiniões diante de um tema, seja em relação a comportamentos de compra dentro de uma área de negócios.
EXTENSÃO DE MARCA
Processo de desenvolvimento de negócios baseado na capacidade que uma determinada marca tem de ser utilizada fora do seu território original. Não deve ser confundida com extensão de linha, que é apenas uma derivação de produto/serviço dentro da mesma área de negócios.
MISSÃO
Tudo aquilo em que uma organização tem autêntica expertise de produção, seja na área de produtos ou de serviços. *Ver Visão e Valores.
PROPÓSITO
A razão de ser de uma empresa ou marca, sua promessa ao mundo, aquilo que justifica a marca existir e perpetuar-se. Ele revela o que o mundo perderia, de maneira irremediável, se a empresa ou a marca desaparecesse amanhã.
STORYTELLING
Uma técnica de comunicação para as marcas que formula uma narrativa inspiradora sobre seu papel nos hábitos de consumo de seus consumidores.
TOM DE VOZ
É a forma como uma marca se expressa para seu público. Tal tom define sua personalidade e deve ser respeitado em todas as suas manifestações.
AWARENESS ou
BRAND AWARENESS
Medida de lembrança de uma marca ou da consciência que o consumidor tem dela.
BRANDING
Conjunto de princípios e processos que permitem administrar, de forma organizada, a marca de uma empresa ou de seus produtos, com o intuito de potencializar sua capacidade de gerar negócios, alimentar o orgulho motivacional e estabelecer relações estáveis e sustentáveis com todos os seus públicos.
BRAND VALUATION
Avaliação econômica de marca. Métodos por meio dos quais é possível estimar monetariamente o valor desse ativo intangível, a marca.
BRAND INSIDE
Todas as atividades e iniciativas de comunicação, treinamento que permitem ao público interno de colaboradores compreender plenamente o papel que a marca tem para a empresa e para o mercado que ela atende.
CUSTOMER EQUITY
Índice que mede a capacidade de gerar mais negócios com as mesmas pessoas.
MARCA (BRAND)
Um conjunto organizado de percepções e sentimentos que representam como um produto, serviço, empresa, instituição devem ser vistos pelos públicos a quem a ela se dirige.
NAMING
Um processo sistemático de criação que define a palavra, sigla ou sinal linguístico que representa a marca. Ou seja, seu brand name.
ROBI
Return On Brand Investment – Conceito semelhante ao de ROI (Retorno sobre Investimentos). Neste caso, porém, o ROBI refere-se à aferição dos resultados (retornos) dos investimentos feitos exclusivamente na marca.
STAKEHOLDERS DA MARCA
Conjunto de todos os públicos, internos e externos à empresa, que se relacionam com ela e com suas marcas. Estes são alguns dos públicos que formam esse conjunto: colaboradores da organização, alta gerência e direção, acionistas, fornecedores, clientes, consumidores, instituições, entidades, segmentos editoriais e governo.
VISÃO
O ponto de referência futuro que estabelece como a organização pretende vir a ser reconhecida dentro de um limite determinado de tempo.
ATIVOS
INTANGÍVEIS
São bens que não possuem existência física e pertencem a uma determinada empresa e contribuem para a geração dos resultados dessa empresa.
As marcas são ativos intangíveis por essa mesma razão e são também responsáveis na geração de fluxo de caixa.
BRAND EQUITY
Embora sujeito a várias definições distintas na linguagem de negócios, trata-se, acima de tudo, da porcentagem que o valor econômico da marca representa no valor total da empresa detentora de sua propriedade.
BRANDWASHED
Persuasão agressiva de profissionais de marketing e publicidade sobre consumidores através do acionamento de truques psicológicos que exploram seus medos, sonhos e desejos mais profundos.
CAUSA
Uma iniciativa que pode ter um caráter social, ambiental, ecológico e que é abraçada por uma organização, contribuindo para atender necessidades reconhecidamente relevantes daquelas áreas.
COMMODITY
Produto sem uma identidade diferencial clara, sem uma política de Branding, onde o que conta como critério de decisão na compra são seu preço e especificações técnicas apenas.
MARKET SHARE
Expressão corrente no mundo dos negócios que designa a participação de mercado de uma determinada marca ou empresa dentro de seu setor.
POSICIONAMENTO
É a forma de expressar o que há de mais essencial na identidade de uma marca para que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente dos clientes-alvo. Trata-se de um conceito criado originalmente por All Ries e Jack Trout.
SURUBRAND
É isso mesmo que o nome sugere: confusão, mistura, bagunça… É a perda de controle sobre as manifestações da marca em suas múltiplas aplicações: gráficas, eletrônicas, virtuais
TOUCH POINTS
O termo é utilizado para indicar todas as oportunidades de contato (ou de encontro) que podem existir ou podem ser planejadas para que ocorram entre consumidores e uma marca. David Aaker prefere substituir esse termo por Proof Points.
VALORES
O conjunto de princípios que pautam a forma pela qual a organização e seus membros operam e se comportam, não apenas internamente mas nas suas relações com todos seus públicos.