Palavras e conceitos do mundo das Marcas.

GLOSSÁRIO

DE BRANDING

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ARQUITETURA

DE MARCAS

É um sistema de relacionamento entre os elementos de identificação das marcas de uma empresa com o mercado, e entre si.

Accountability

ACCOUNTABILITY

Conceito ligado à ideia de impacto nos resultados de uma empresa ou setor dela. Entendemos Accountability como um compromisso da empresa na avaliação dos resultados de suas ações ou investimentos

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BRAND MANAGER

Profissional designado em uma organização para gerenciar o conjunto de planos e ações referentes a uma determinada marca e seus produtos. Normalmente, alguém pertencente à área de marketing das empresas, porém cada vez mais aberto à participação de profissionais de outras áreas também.

bottom line

BOTTOM LINE

Expressão utilizada para denominar os resultados de uma empresa. Podem ser econômicos, sociais ou ambientais.

Consumer Clusters

CONSUMER CLUSTERS

Grupos ou segmentos de consumidores que demonstram ter homogeneidade, seja em relação às suas atitudes ou opiniões diante de um tema, seja em relação a comportamentos de compra dentro de uma área de negócios.

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EXTENSÃO DE MARCA

Processo de desenvolvimento de negócios baseado na capacidade que uma determinada marca tem de ser utilizada fora do seu território original. Não deve ser confundida com extensão de linha, que é apenas uma derivação de produto/serviço dentro da mesma área de negócios.

Missão

MISSÃO

Tudo aquilo em que uma organização tem autêntica expertise de produção, seja na área de produtos ou de serviços. *Ver Visão e Valores.

Propósito

PROPÓSITO

A razão de ser de uma empresa ou marca, sua promessa ao mundo, aquilo que justifica a marca existir e perpetuar-se. Ele revela o que o mundo perderia, de maneira irremediável, se a empresa ou a marca desaparecesse amanhã.

Storytelling

STORYTELLING

Uma técnica de comunicação para as marcas que formula uma narrativa inspiradora sobre seu papel nos hábitos de consumo de seus consumidores.

Tom de Voz

TOM DE VOZ

É a forma como uma marca se expressa para seu público. Tal tom define sua personalidade e deve ser respeitado em todas as suas manifestações.

awereness

AWARENESS ou

BRAND AWARENESS

Medida de lembrança de uma marca ou da consciência que o consumidor tem dela.

branding

BRANDING

Conjunto de princípios e processos que permitem administrar, de forma organizada, a marca de uma empresa ou de seus produtos, com o intuito de potencializar sua capacidade de gerar negócios, alimentar o orgulho motivacional e estabelecer relações estáveis e sustentáveis com todos os seus públicos.

brand valuation

BRAND VALUATION

Avaliação econômica de marca. Métodos por meio dos quais é possível estimar monetariamente o valor desse ativo intangível, a marca.

Brand Inside

BRAND INSIDE

Todas as atividades e iniciativas de comunicação, treinamento que permitem ao público interno de colaboradores compreender plenamente o papel que a marca tem para a empresa e para o mercado que ela atende.

Customer Equity

CUSTOMER EQUITY

Índice que mede a capacidade de gerar mais negócios com as mesmas pessoas.

Marca Brand

MARCA (BRAND)

Um conjunto organizado de percepções e sentimentos que representam como um produto, serviço, empresa, instituição devem ser vistos pelos públicos a quem a ela se dirige.

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NAMING

Um processo sistemático de criação que define a palavra, sigla ou sinal linguístico que representa a marca. Ou seja, seu brand name.

ROBI

ROBI

Return On Brand Investment – Conceito semelhante ao de ROI (Retorno sobre Investimentos). Neste caso, porém, o ROBI refere-se à aferição dos resultados (retornos) dos investimentos feitos exclusivamente na marca.

Stakeholders

STAKEHOLDERS DA MARCA

Conjunto de todos os públicos, internos e externos à empresa, que se relacionam com ela e com suas marcas. Estes são alguns dos públicos que formam esse conjunto: colaboradores da organização, alta gerência e direção, acionistas, fornecedores, clientes, consumidores, instituições, entidades, segmentos editoriais e governo.

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VISÃO

O ponto de referência futuro que estabelece como a organização pretende vir a ser reconhecida dentro de um limite determinado de tempo. 

ativos

ATIVOS

INTANGÍVEIS

São bens que não possuem existência física e pertencem a uma determinada empresa e contribuem para a geração dos resultados dessa empresa.

As marcas são ativos intangíveis por essa mesma razão e são também responsáveis na geração de fluxo de caixa.

equity

BRAND EQUITY

Embora sujeito a várias definições distintas na linguagem de negócios, trata-se, acima de tudo, da porcentagem que o valor econômico da marca representa no valor total da empresa detentora de sua propriedade.

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BRANDWASHED

Persuasão agressiva de profissionais de marketing e publicidade sobre consumidores através do acionamento de truques psicológicos que exploram seus medos, sonhos e desejos mais profundos.

Causa

CAUSA

Uma iniciativa que pode ter um caráter social, ambiental, ecológico e que é abraçada por uma organização, contribuindo para atender necessidades reconhecidamente relevantes daquelas áreas.

Commodity

COMMODITY

Produto sem uma identidade diferencial clara, sem uma política de Branding, onde o que conta como critério de decisão na compra são seu preço e especificações técnicas apenas.

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MARKET SHARE

Expressão corrente no mundo dos negócios que designa a participação de mercado de uma determinada marca ou empresa dentro de seu setor.

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POSICIONAMENTO

É a forma de expressar o que há de mais essencial na identidade de uma marca para que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente dos clientes-alvo. Trata-se de um conceito criado originalmente por All Ries e Jack Trout.

Surubrand

SURUBRAND

É isso mesmo que o nome sugere: confusão, mistura, bagunça… É a perda de controle sobre as manifestações da marca em suas múltiplas aplicações: gráficas, eletrônicas, virtuais

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TOUCH POINTS

O termo é utilizado para indicar todas as oportunidades de contato (ou de encontro) que podem existir ou podem ser planejadas para que ocorram entre consumidores e uma marca. David Aaker prefere substituir esse termo por Proof Points.

Valores

VALORES

O conjunto de princípios que pautam a forma pela qual a organização e seus membros operam e se comportam, não apenas internamente mas nas suas relações com todos seus públicos.