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Preconceito, jamais! Está na hora de falar sobre saúde mental.

Saúde mental. Tão importante quanto a saúde física! E mais e mais, vemos que marcas e pessoas estão falando sobre a saúde mental como algo importantíssimo para nosso bem-estar. Aqui na Europa onde moramos, vemos algumas empresas e marcas que já tomaram a iniciativa de lançar campanhas ou produtos que estimulam pessoas a falar sobre sua saúde mental e desconstruir o tabu que existe em relação a esse tema. E essa também é uma realidade que acontece no Brasil. Contamos abaixo um pouco mais para vocês sobre esse assunto, dando exemplos de empresas que dão show quando o assunto é saúde mental!


No mês de Julho de 2023, Londres teve sua parada de orgulho, onde a United Airlines foi a patrocinadora principal do evento, nos mostrando um grande exemplo de como cuidar da saúde mental do grupo LGBTQ+. Aliás, um grupo em que metade das pessoas já experienciou depressão e três em cada cinco teve ansiedade. A empresa serviu de apoio na parada e fez questão de honrar esse grupo de pessoas. Não é à toa que ela atingiu uma avaliação de 100% no Índice de Igualdade Corporativa da Human Rights Campaign.


Um outro ótimo exemplo de uma empresa que reconhece a importância desse assunto é a Spaces, uma organização que faz parte do IWG Network, a maior rede de espaços para coworking e trabalho híbrido no mundo. Aliás, ela é quem administra nosso local de operação em Londres! A famosa abordagem de trabalho híbrido do Spaces garante muitos benefícios para trabalhadores, incluindo mais flexibilidade para organizar a rotina, mais tempo para se conectar presencialmente com colegas do escritório, e uma melhor possibilidade de misturar o online com o presencial. Tudo isso aumenta o bem-estar e produtividade dos funcionários, e certamente contribui para um impacto psicológico positivo.


“O estresse está aumentando e os empregadores têm uma responsabilidade genuína de cuidar de sua equipe. Uma abordagem híbrida dá às pessoas a liberdade de trabalhar da maneira que lhes convém.”


Outros exemplos de empresas que estão liderando esse tema de saúde mental são a Dove, que fez uma campanha inesquecível apontando os distúrbios alimentares para combater o impacto da beleza tóxica nas mulheres. Alguns vídeos dessa campanha, disponíveis na internet, eram até mais fortes, mas mostram uma realidade que existe e que deve ser abordada. Aliás, a Dove logo no início de seu site escreve: "Há mais de uma década que trabalhamos para fazer da beleza uma fonte de confiança e não de ansiedade. E essa jornada continua." Ou seja, tudo indica que essa jornada ou batalha de conscientização é e vai continuar presente em sua comunicação, mostrando o quão importante é esse tema na nossa sociedade.


Em Lisboa, existe um festival chamado Mental. Ele foi criado pela ONG Safe Space Portugal. O Mental está na sua 7a edição e sob o mote “Pense.Fale.Saiba.Reaja”, usa a plataforma da cultura como sua base para a disseminação de informação sobre saúde mental. Através da literatura, cinema, música, teatro e debates, esse festival aborda diferentes temas e também diferentes públicos–desde a pessoa que está passando por alguma dificuldade, como também aqueles que acompanham e conhecem alguém que esteja.


Durante o Mental, o tema da saúde mental é discutido em diversos locais, com temas e formas diferentes, de forma a atrair o maior número de pessoas. E algumas marcas locais, como as de rádio - RFM, Antena 1 e Antena 3, também apoiam essa iniciativa, disponibilizando em seus canais, conteúdos específicos.


Tratando desse tema tão importante e próximo de nós, claro que não poderíamos deixar de falar de um dos nossos clientes, a Libbs! Temos uma longa história com a empresa, cheia de orgulho e acontecimentos. A Libbs sempre foi muito vocal quando se diz respeito à saúde mental, demonstrando uma preocupação genuína sobre a importância da conscientização sobre esse assunto. Em 2016, criou um programa, denominado “Falar Pode Mudar Tudo”, cujo objetivo central é acabar com o preconceito e medo de vocalizar sobre a doença mental. Além disso, ele procura acolher as pessoas que estejam passando por algum momento mais delicado: seja esse um paciente ou alguém próximo. Esse programa vem crescendo a cada ano em importância e tamanho, engajando cada vez mais pessoas a falarem sobre suas experiências para assim compartilhar caminhos e formas de ajuda. Aliás, Jaime e Cecília Troiano mencionaram a Libbs recentemente no programa da CBN, “Sua Marca Vai Ser Um Sucesso,” com o Milton Jung, expressando seu respeito pela empresa, especialmente durante o setembro amarelo, mês que reforça a prevenção ao suicídio. Jaime e Cecília vêem esse tema com muita seriedade, encorajando empresas e marcas a reduzir o estigma da saúde mental, quebrando assim o silêncio que existe em volta desse assunto. Com sua experiência como psicóloga, Cecília sintetiza sabiamente seus pensamentos durante o programa:


“A lição de hoje vai para estimular mais marcas a aderirem a causas, afinal, as marcas têm uma entrada na vida das pessoas e podem usar esse prestígio em prol da sociedade e não apenas para vender.”


Como gostamos de falar na TroianoBranding, pessoas também são marcas, e por isso, não deixamos de perceber que celebridades também têm usado seus spotlights para falar sobre saúde mental. Lewis Capaldi, Ariana Grande, e até a tenista Naomi Osaka fizeram este movimento inspirador, de exporem ao público suas angústias e batalhas internas. Agora imagine se tivéssemos a mesma abertura para falar de nossa saúde mental, como temos hoje, em épocas passadas. Talvez não teríamos perdido pessoas queridas próximas. Ainda bem que o mundo está mudando nesse sentido!


Seja na Europa ou no Brasil, a saúde mental nunca esteve tão saliente dentro de empresas, eventos, bate papos, e em campanhas de marketing. Isso é uma notícia muito boa para nós, e espero que para você também, caro leitor, para finalmente nos livrarmos do estigma que existe em abordar este tema. E, a partir desta abertura, creio que poderemos ser uma sociedade mais empática, e certamente muito mais feliz. Teremos a chance de ir passo a passo, sem comer nenhuma etapa, prestando atenção no bem mais precioso que temos: nossa saúde. Já dizia o grande Antonio Machado…“caminante, no hay camino, se hace camino al andar.”



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