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#2022EM22 - A descoberta de um espaço de valor

Em trabalhos de criação de marca e busca de um novo posicionamento, o maior desafio é sempre encontrar um espaço promissor. Aliás, o conceito de posicionamento trazido por Al Ries em 2001 fala que a arte de posicionar uma marca é a de encontrar um espaço único na cabeça do consumidor. Parece bem simples, mas é a mais difícil das tarefas do Branding. Muitas e muitas marcas morrem exatamente neste mata-burros: a incapacidade de identificar esse espaço e mostrar seu valor a partir dele. É comum vermos posicionamentos pouco claros, “me-too” ou vazios. A possibilidade de “rebranding” surge como possibilidade de correção da rota de posicionamento, mas não é um processo simples. Uma vez fixada uma ideia na cabeça das pessoas é difícil removê-la. A melhor solução é sempre acertar de primeira, pois, como dizemos aqui, você não tem uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão.


Queria aqui trazer duas marcas que, em nossa visão, fazem um belo trabalho de posicionamento. Não são clientes da TroianoBranding, mas sabemos reconhecer trabalhos bem feitos e marcas bem posicionadas. As marcas são SmartFit e Cacau Show. Embora marcas bem distintas e em territórios de negócios bem distintos, elas compartilham alguns pontos em comum que fizeram de ambas marcas de valor. Resumidamente, as duas encontraram um espaço de mercado baseado no seguinte tripé: qualidade-preço-inovação. Nunca tivemos acesso à estratégia dessas marcas e por isso podemos estar sendo incompletos nessa leitura. No entanto é por esse tripé que vemos essas duas marcas conseguirem o sucesso que obtiveram. Entregam produtos e serviços de qualidade muito superior a outras marcas dentro de sua faixa de preço. Oferecem um preço justo por essa entrega, sem ser exorbitante nem ser baixo a ponto de gerar desconfiança. E não abrem mão de serem inovadoras, de irem além do básico. Seja na arquitetura das lojas, seja na expressão de suas marcas, seja nos produtos e serviços que oferecem. Encontraram uma fórmula única e distinta do que o mercado oferecia.


Olhando com o espelho retrovisor, ou sendo engenheiro de obra feita, é fácil dizer que esse tripé é óbvio. Mas, na prática, muitas marcas ficam para trás exatamente porque se esquecem do óbvio, e como tem casos assim. Cacau Show e SmartFit souberam fazer o “óbvio” muito bem feito e colhem os frutos disso.


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