Novex
Cliente
Embellezze
Ano
2023
Local
São Paulo, Brasil
Áreas
Posicionamento
Identidade visual
Embalagem
Quando a Embelleze chamou a TroianoBranding, o objetivo não era só criar uma marca forte que combatesse o mercado competitivo, mas entender profundamente o mundo de Novex e de suas consumidoras. Era fazer um trabalho com um fio condutor claro, do posicionamento ao design, que iluminasse a conexão mais do que especial que as mulheres têm com seu cabelo, com sua beleza natural.
FIO DE PARTIDA
A Embelleze, há 50 anos, acompanha as mulheres brasileiras, e uma de suas marcas, a Novex, representa uma grande parte de seu sucesso. Percebemos desde cedo a importância da Novex como um produto que não pode faltar em casa, e ficamos apaixonados pelo mundo da marca. Mas a própria também percebeu que precisava de algumas mudanças. Ela estava sendo posicionada por seus concorrentes, e queria que seu posicionamento e embalagens representassem tudo o que tinha para agregar às mulheres.
reprodução instagram @embelleze
DE FIO A FIO
Começamos nosso projeto com uma etnografia digital, e com esse mergulho, descobrimos que a relação que as mulheres têm com o cabelo vai muito além da estética. O cabelo é um reflexo de quem elas são e de quem elas podem ser. É uma paixão, uma oportunidade de se empoderar.
Para as mulheres que compram Novex, o equilíbrio do produto também é muito importante. Ter esse equilíbrio é poder confiar em um produto que seja consistente e previsível toda vez, e ao mesmo tempo, que seja inovador, sempre em busca do novo e de tendências. Sem imprevisibilidade e sem ser antigo.
Gostamos de usar arquétipos para conseguir ilustrar os territórios de uma marca, e desta forma, chegamos aos dois principais de Novex.
O cuidador mágico é a combinação desses dois mundos, desses dois arquétipos. É o momento em que a mulher se sente mais empoderada, mais abraçada e transformada, tendo o cabelo como sua forte aliada.
O FIO QUE ENCANTA
A partir desse nosso olhar profundo no universo Novex, desenvolvemos o posicionamento da marca. Encante-se por você é muito mais do que uma frase de encorajamento. Ela representa a conexão inquestionável da mulher com seu cabelo, a possibilidade de se cuidar e ganhar mais autoestima, amor próprio e brilho.
O FIO DE TODOS
Uma das principais funções do design é auxiliar o consumidor a identificar sua marca e seu produto. Em meio a tantos lançamentos e mudanças, essa identificação era um obstáculo para as mulheres fiéis a Novex, que se confundiam pelo excesso de informação das embalagens. O design, portanto, tratou de dois desafios centrais, que pedem, categoricamente, por um fio contínuo de raciocínio: primeiro, como mudar uma embalagem que tem uma legião de consumidoras, sem desconfigurar o conjunto original e fazer com que elas se sintam “traídas”; e segundo, como identificar os pilares visuais da marca, através dos quais o público fiel a reconhece, e organizar uma linha de produtos que a discriminasse, mantendo a compreensão do consumidor sobre a mesma?
Ao conversar com as consumidoras, identificamos os sinais que faziam com que a Novex fosse reconhecida: a forma 'X', multicores e um logotipo forte centralizado. Essas mulheres pediam mais ordem, mas sem a perda de identidade que as fizeram confiar no produto. Estes sinais serviram como nossos compassos para materializar a embalagem nova. Simultaneamente, o logotipo também foi mudado, acentuando as linhas femininas, mantendo o peso visual, e deixando explícita a recompensa do produto–para todas as mulheres que querem se sentir bonitas, capazes e empoderadas.
Transformamos os problemas em oportunidades e ficamos muito orgulhosos com esse resultado. O sinal ‘X’ era valorizado, mas transmitia uma ideia de negação, anulação. Foi repensado para organizar as informações na embalagem e representar os diferentes tipos de cabelo, do liso ao encaracolado, mostrando a diversidade tão presente no nosso país.
A riqueza das cores criou também um padrão organizado, mas ao mesmo tempo carnavalesco e ‘arlequiano’, típico mais uma vez de uma marca brasileira. Os diferentes quadrantes da embalagem passaram a abrigar informações específicas e claras que ajudam a consumidora a navegar e absorver o que ela precisa saber sobre o produto
O resultado foi sentido imediatamente nas redes sociais, onde milhares de consumidoras expressaram sua satisfação com o redesign, que as ajudou a se reencontrar com seus produtos favoritos. Novex, a hora é sua de brilhar!