Mais escolha
Cliente
Instituto Assaí
Ano
2023
Local
São Paulo, Brasil
Áreas
Naming e identidade visual
O Instituto Assaí é uma das iniciativas mais importantes de projetos sociais e institucionais do Brasil. Para continuar no desenvolvimento de mais um de seus projetos, o Assaí nos escolheu tendo em mente a criação de um programa de assistência alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade. O objetivo com isso era desenvolver um novo nome e representação visual para esse programa, levando em consideração a situação atual dessas famílias brasileiras.
O CONTEXTO QUE NOS ALIMENTOU
Em um projeto prévio com o Instituto Assaí, fomos responsáveis pela identificação da visão, missão, valores e Propósito do braço social do Assaí. Também criamos o logo e identidade visual da organização, assim como de sua submarca, a Academia Assaí. E quando este projeto foi completado, a empresa nos chamou para um novo desafio que entraria em seu pilar de alimentação: desenvolver uma marca que serviria como um cartão pré-pago para famílias em situação de vulnerabilidade. Apaixonados como somos por pessoas, não perdemos essa oportunidade de transformar a vida dessas famílias.
O DESAFIO ALIMENTAR
Começamos esse projeto olhando para a pirâmide atual da FAO (Food and Agriculture Organization), que delineia os diferentes níveis de necessidade que o alimento supre. As partes mais baixas da pirâmide focam em comidas que são suficientes e íntegras. Ou seja, para as pessoas neste nível da pirâmide, que também entrariam como usuários do cartão, o que mais importa é ter comida na mesa. A parte mais elevada da pirâmide é composta por populações que escolhem alimentos nutritivos e saudáveis. Estes, por sua vez, não estão tão preocupados em ter ou não comida, mas sim com a qualidade dos produtos e alimentos que são consumidos no dia a dia.
Depois que conversamos com o Instituto Assaí sobre o objetivo do projeto, tivemos dois grandes desafios. Primeiro, criar um nome e identidade visual para um projeto que compreendesse o usuário em sua posição na base da pirâmide – aquele que quer segurança alimentar – e que oferecesse ao mesmo, a possibilidade de uma escolha nutritiva e saudável na hora da compra, ação que o colocaria no topo da pirâmide. Segundo, criar tal nome cujo significado seja relevante para o usuário final, sem usar linguagens mais distantes e ambíguas para esse público, dando-lhes a oportunidade de se empoderar através dessa possibilidade de escolher.
Acho que é seguro dizer que de desafios estávamos bem servidos!
A ESCOLHA QUE TRANSFORMA
Pensando nesse contexto, criamos um nome que ilustrasse todo o propósito do projeto: Mais Escolha.
O nome Mais Escolha fala da própria natureza do programa, em que o usuário complementa sua renda para aumentar suas escolhas. Certamente, ele terá um leque maior de opções para agregar nutrição à sua mesa e à sua família, empoderando, ao mesmo tempo, a si mesmo.
Criamos também a identidade visual da marca, que transmite os conceitos e ideias por trás da construção da mesma.
Este caminho de identidade visual traz um conceito simples, de fácil compreensão do pilar ‘escolha’, e que inclui talheres que garantem o entendimento da natureza do programa: a alimentação.
Além dessa entrega, apresentamos ao Assaí um manual de aplicação do nome com sua identidade visual, que materializa ainda mais o conceito trabalhado durante toda a nossa jornada com a empresa.
MAIS ESCOLHA, MAIS SATISFAÇÃO
Trabalhar com o Assaí sempre foi muito gratificante e especialmente com esse projeto, em que tivemos a oportunidade de sentir a diferença que esse benefício fará na vida de muitas pessoas.
Veja com seus próprios olhos o depoimento de um de nossos contatos no Assaí, falando sobre a importância do cartão para a empresa e para a população brasileira!
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Embora com muita tristeza me deparo com a situação de insegurança alimentar de tantas pessoas, tenho o privilégio de contribuir com caminhos e oportunidades para uma vida mais digna e próspera. Uma dessas soluções é o Mais Escolha, onde as famílias recebem um cartão com recarga mensal para compra de alimentos e produtos de primeira necessidade, e ainda conteúdos referentes à educação alimentar e nutricional. A fase piloto abrange 2.000 famílias nas cidades de Santarém/PA, Serrinha/BA e São Paulo/SP"
Fabio Lavezo, Head de Sustentabilidade no Assaí