#2022EM22 - The House of Gucci

Prometemos não dar spoiler e vocês prometem assistir? Se você é um interessado em marcas, não pode perder esse filme, Casa Gucci, nas salas de cinema de todo o país. Uma lição de Branding e de força de marca. Fora o time que faz o filme, direção do brilhante Ridley Scott e elenco pra lá de especial: Al Pacino, Lady Gaga, Adam Driver e Jeremy Irons, entre outros. Para quem não sabe, o filme conta a história da grife e dos dramas da família que a criou.

Afinal, por que vale ver esse filme, do ponto de vista do Branding? Aí vão 3 boas razões.

  1. Alma de fundador. A Gucci foi criada em 1922 por Guccio Gucci, mas foi pelas mãos dos seus filhos Rodolfo e Vasco que a marca se tornou o ícone que conhecemos até hoje. Eram homens do negócio e não homens de negócio, ou seja, eram apaixonados pela arte da moda, eram encantados pelo que faziam e levavam esse encantamento para a marca. Faziam uma gestão de marca com alma e não uma gestão burocrática, fria e calculista. Podiam pecar como gestores, mas compensavam essa falha pela paixão que nutriam pela marca.

  2. Autenticidade preservada. Quem entende de moda, de marca ou é bom observador saberá falar quais as cores características da Gucci e também saberá relatar o logo da marca. O logo GG e as cores verde e vermelha, cores da Itália, em forma de listras, são as representações visuais históricas da marca. E foi exatamente pela insistência e repetição desses ativos que ela favoreceu seu reconhecimento. Foi não ceder à tentação de mudança que construíram seus properties visuais. Nem sempre mudar é a melhor estratégia. É preciso coragem para preservar, até bem mais do que para mudar. Isso é autenticidade de verdade.

  3. Qualidade não tem preço. Uma das melhores falas do filme acontece quando um dos irmãos diz que o preço alto é aquilo que é esquecido enquanto a qualidade superior permanece. Fantástico! É exatamente isso o poder das marcas fortes: reduzir a sensibilidade a preço com uma entrega de qualidade. Essa foi e ainda é a receita da Gucci. Não há dúvidas de que seus produtos são caros, mas a entrega de produto está à altura. Como dizemos, não há marca forte que resista a produto ruim e é nessa crença que Gucci cresce.

Garantimos a você que o filme vale o ingresso do cinema: a aula de Branding vem de bônus, lado a lado com a diversão.