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Filtrum
Cliente
Libbs
Ano
2023
Local
São Paulo, Brasil
Áreas
Posicionamento
Filtrum é a linha de protetores solares da Libbs. Com o lançamento de uma nova formulação, novas cores e embalagens, a marca precisava de uma plataforma estratégica que abrangesse essa família que estava crescendo, além de conseguir exaltar seus diferenciais em um mercado tão competitivo. Através de ZMET (Zaltman Metaphor Elicitation Technique), a Libbs e a TroianoBranding construíram esta plataforma que é proprietária para Filtrum, posicionando-a de forma mais estratégica nesse novo momento de sua trajetória.
APRENDENDO SOBRE O CONTEXTO E DESAFIO
Uma das marcas mais longevas do portfólio de dermatologia da Libbs, Filtrum, teve novos lançamentos no início de 2024, trazendo para o mercado novas embalagens para seus produtos, além da linha Color, o protetor solar com cor. Esse novo momento da marca vem sendo planejado há algum tempo, e nós tivemos o privilégio de fazer parte de uma das etapas dessa construção.
Nosso principal desafio era encontrar um espaço de posicionamento proprietário de Filtrum, já que o mercado de proteção solar é muito extenso e com muitos players competitivos. Deveríamos também construir uma plataforma de marca que abarcasse as diferentes linhas de produtos, como o Filtrum Ultra Seco e o Filtrum Color, e que possuísse suas particularidades, mas mantendo a “cara” da família.
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MERGULHANDO NO UNIVERSO DA PROTEÇÃO SOLAR
Na nossa etapa de diagnóstico, buscamos entender de forma profunda como a proteção solar estava presente na vida das pessoas, tanto para usuários como para médicos dermatologistas. Para isso, usamos nossa metodologia de pesquisa ZMET, que consegue, através de neurociência não-invasiva, mergulhar no inconsciente dos entrevistados e trazer à superfície insights que nem sempre seriam revelados de outras formas. No caso de Filtrum, descobrimos que a proteção solar tem um papel muito mais emocional do que funcional na mente das pessoas, sendo um reflexo do cuidado e carinho que elas têm para si mesmo e para os outros.
Outro insight interessante foi entender o papel da luz solar no dia a dia das pessoas, e como esses momentos de “exposição” solar são intimamente ligados a momentos felizes, onde lembranças são construídas e laços fortalecidos. Tudo isso nos serviu de subsídio para a construção da plataforma de marca de Filtrum.
CRIANDO UM POSICIONAMENTO
Com as descobertas do diagnóstico, partimos então para a construção da plataforma de marca de Filtrum, em que organizamos seus atributos, benefícios, target e personalidade .
Além do diagnóstico, fizemos uma análise bastante aprofundada do mercado de proteção solar . Essa análise nos permitiu enxergar qual o território mais proprietário de Filtrum nesse relançamento, e com isso, nasceu-se a frase síntese do Posicionamento da marca:
Filtramos o melhor da luz para você
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PRINCIPAIS DESDOBRAMENTOS E COMUNICAÇÃO
Além da frase, a plataforma trouxe embasamentos que inspiraram toda a comunicação de lançamento das novas embalagens e formulação. Estabelecemos o tom de voz, os “do’s” e os “dont’s” do mesmo, e painéis imagéticos de inspiração.
Além disso, organizamos palavras chaves e mini narrativas que serviram de guia para a comunicação da marca nas redes sociais e também para os médicos prescritores. Filtrum agora conta com uma plataforma estratégica que guiará a comunicação da marca, e de todas as suas linhas no futuro, filtrando o melhor da luz para seus consumidores
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